Respeite o ciclista.

Respeite o ciclista.
imagem retirada do site http://bicicletadacuritiba.org/2012/02/va-de-bicicleta-e-se-nao-for-respeite-os-que-vao/

sexta-feira, 23 de março de 2012

Mapa de ciclorrotas em SP

Seguem algumas definições de como as ciclorrotas devem ser utilizadas para que possamos nos proteger no trânsito. Se todos nos respeitarmos, motoristas e ciclistas, faremos um trânsito e uma cidade melhor. Afinal, gentileza gera gentileza. 


A primeira versão do mapa oficial de ciclorrotas de São Paulo foi apresentada em 29 de outubro de 2011:
É um levantamento detalhado das vias mais indicadas para o ciclista se locomover na cidade. O estudo foi feito por pesquisadores contratados pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) em parceria com a Prefeitura de São Paulo. Foram priorizados os caminhos mais tranquilos, com trânsito menos intenso e velocidade limite reduzida. O mapeamento apresentado está em teste; ele deve ser aperfeiçoado para, no final de 2011 ou no começo de 2012, ser lançado pela Prefeitura. Pode servir de base para o estabelecimento do primeiro planejamento cicloviário da cidade. 
Ciclorrotas são compostas por vias compartilhadas, ciclofaixas e ciclovias. É preciso ter em mente a diferença entre cada uma delas para conseguir adaptar São Paulo e transformar a cidade em uma capital para pessoas - e não mais em uma metrópole que ficou famosa pelos seus congestionamentos constantes e sua poluição cada vez mais alarmante. E é preciso pensar que bicicletas são compatíveis com transporte público, bastando uma infraestrutura simples composta por bicicletários e terminais intermodais. 

Vias compartilhadas 
De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito,http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9503.htm, quando não existe ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, as bicicletas têm não só o direito de circular nas ruas e avenidas, como a preferência em relação aos demais veículos. Oartigo 58 estabelece que todas as vias devem ser compartilhadas. Todas. O artigo 29 prevê que os veículos maiores são responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pela dos não motorizados, e, todos juntos, pela dos pedestres. Oartigo 38 determina que, ao mudar de direção, o motorista deve sempre ceder passagem aos pedestres e ciclistas. 
Ciclofaixas
São faixas destinadas ao tráfego de bicicletas, separadas das demais por meio de sinalização. São mais baratas que as ciclovias e podem servir como eixos em um planejamento cicloviário pensado para toda a cidade. Em São Paulo, por enquanto as principais ciclofaixas são as "de lazer", que funcionam somente aos domingos e feriados. Elas atravessam bairros inteiros, têm atraído um número cada vez maior de ciclistas e há pressão para que se tornem permanentes. 

CicloviasSão semelhantes às ciclofaixas, mas totalmente segregadas do resto do trânsito. São a melhor alternativa para avenidas rápidas, em que o compartilhamento se torna arriscado e problemático. Ter um planejamento cicloviário baseado somente em ciclovias, no entanto, não é uma boa ideia - o motorista passa a entender que o ciclista só tem direito de trafegar no espaço delimitado e muitos ficam ainda mais agressivos quando percebem alguém fora do lugar

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